Notícias

Governo da Paraíba impulsiona inclusão digital com Game Dev Camp

publicado: 29/03/2025 12h52, última modificação: 29/03/2025 12h52
1 | 15
Foto: Mateus de Medeiros
2 | 15
3 | 15
Foto: Mateus de Medeiros
4 | 15
5 | 15
Foto: Mateus de Medeiros
6 | 15
7 | 15
8 | 15
9 | 15
10 | 15
11 | 15
12 | 15
13 | 15
14 | 15
Foto: Mateus de Medeiros
15 | 15
Foto: Mateus de Medeiros
WhatsApp Image 2025-03-29 at 12.41.43.jpeg
Foto: Mateus de Medeiros
WhatsApp Image 2025-03-29 at 12.41.43 (1).jpeg
Foto: Mateus de Medeiros
WhatsApp Image 2025-03-29 at 12.41.43 (2).jpeg
Foto: Mateus de Medeiros
Foto: Mateus de Medeiros
Foto: Mateus de Medeiros
Foto: Mateus de Medeiros
Foto: Mateus de Medeiros
Foto: Mateus de Medeiros
Foto: Mateus de Medeiros
Foto: Mateus de Medeiros
WhatsApp Image 2025-03-29 at 12.34.55 (9).jpeg
WhatsApp Image 2025-03-29 at 12.34.55.jpeg

Lagoa Seca sediou, de quarta (26) e até sexta-feira (28), o Game Dev Camp, uma maratona de criação de jogos promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties). O evento aconteceu dentro da programação do Acampamento Inclusivo, no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, uma iniciativa da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), do Governo do Estado e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Ao todo, 100 estudantes entre 10 e 17 anos participaram da maratona. Eles se dividiram em grupos de seis pessoas e puderam, durante as oficinas oferecidas, desenvolver jogos, criar canvas de negócio e, no último dia, apresentar ideias de storytelling, sempre com a orientação de monitores.

O Game Dev Camp proporcionou uma imersão no universo do desenvolvimento de jogos digitais para jovens e estudantes, fomentando a inovação e o empreendedorismo no setor. “O Game Dev Camp mostra, justamente, a força da inclusão digital. Reunimos cerca de 100 jovens, de diferentes realidades, em uma imersão completa, ou seja, eles conheceram o universo dos games, tendo a criatividade incentivada. Essa maratona é mais um exemplo do compromisso do Governo do Estado, através do nosso governador João Azevêdo. em preparar as novas gerações para um futuro digital, criando oportunidades e fortalecendo a economia criativa”, ressaltou o secretário da Secties, Claudio Furtado. 

Samuel Morais, membro da comissão organizadora do Game Dev Quest, ressaltou a estrutura do evento e seu impacto nos participantes. "O Game Dev Camp ofereceu uma imersão completa no desenvolvimento de jogos. Durante três dias, os participantes tiveram introduções ao setor, oficinas práticas e orientação sobre empreendedorismo, permitindo que desenvolvessem suas próprias ideias e até mesmo submetessem projetos para editais futuros", explicou.

Já o representante da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Ricardo Bezerra, enfatizou a importância da inclusão digital e do incentivo à formação tecnológica. "Aprender a lidar com tecnologia hoje é essencial. Mesmo que nem todos sigam carreira na área, o conhecimento digital é uma ferramenta fundamental para qualquer profissão", comentou.

Na programação do Game Dev Camp, aconteceram workshops sobre construção de storytelling, realizados pelas equipes que tiveram a melhor pontuação no tema durante o edital Game Dev Quest. Marcos Lacet, representante do jogo Another Shift, compartilhou sua experiência e motivação em participar do evento. "Falar para jovens indígenas, quilombolas e estudantes sobre o mercado de jogos digitais é uma missão indescritível. É gratificante mostrar que há espaço para contar histórias com a nossa identidade cultural e que esses jovens podem, sim, sonhar e transformar isso em realidade", destacou.

Nicolas Lima, do Despertar das Lendas, reforçou o impacto do evento na formação de novos talentos. "O Game Dev Camp proporcionou um ambiente de troca de experiências e oportunidades. Muitos participantes tiveram contato com um modelo de apoio que permite transformar ideias em negócios, algo essencial para o crescimento da indústria de jogos na Paraíba", pontuou.

Além deles, também participaram do workshop os monitores Lucas Gonçalves, representante do jogo Don’t Burst Balloon, e Arthur Padilha, representante do Escola do Volante.

Klewerton Farias é um entusiasta da tecnologia e tem repassado isso para os seus filhos. Ele levou Luiz, de 10 anos, para participar do evento e, quem sabe, futuramente, participar de um edital como o do Game Dev Quest. "Meu filho tem paixão por programação e, desde que começou a participar, está empolgado com as novas possibilidades. Eventos como esse fazem toda a diferença na formação das crianças e adolescentes", afirmou. Luiz Farias, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, resumiu sua experiência de forma entusiasmada: "Eu gostei muito de tudo e quero ser programador quando crescer".

Maria Sandra da Silva Costa, de 16 anos, é de Serra Redonda e foi uma das estudantes impactadas pelo acampamento. "Nunca me interessei por criação de jogos, mas o jeito que explicaram todo o processo despertou minha curiosidade e me fez ver a importância da criatividade nesse meio", disse. Por outro lado, Gabriel Silva, de 17 anos, também de Serra Redonda, destacou a valorização da cultura nordestina e o potencial da indústria de games no estado. "Saber que temos jovens na Paraíba desenvolvendo projetos que podem ganhar o mundo é incrível", afirmou.

Sobre o Game Dev Camp - O Acampamento Inclusivo teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e intercâmbio entre diversos participantes, incluindo especialistas em tecnologia, representantes de povos indígenas, quilombolas, comunidades urbanas e rurais, além de estudantes de redes públicas e privadas, instituições governamentais e o público geral.

A maratona "Game Dev Camp" foi um spin-off do Circuito Game Dev Quest – uma atividade derivada do Circuito que traz uma nova experiência sem perder sua essência, voltada para promover a inclusão e o letramento digital por meio do desenvolvimento de jogos. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em workshops, oficinas práticas sobre criação de jogos, pitching de ideias, dinâmicas e ações de networking.

A programação teve como foco o desenvolvimento de jogos e o empreendedorismo, oferecendo uma experiência imersiva com as equipes do Game Dev Quest, iniciativa de profissionalização de jogos independentes na Paraíba.