Notícias
Etapa estadual da OBR classifica quatro equipes para competição nacional
A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) terminou nesta quinta classificando quatro equipes que representarão a Paraíba na etapa nacional da competição, que será realizada em outubro, em Salvador. Estudantes de João Pessoa e de Catolé do Rocha conseguiram a classificação no evento realizado nos dias 29, 30 e 31/08, no Espaço Cultural. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Robótica que, na Paraíba, foi fomentada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties); Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa.
A etapa reuniu 239 equipes formadas em escolas estaduais, municipais e particulares. Cada equipe foi formada por quatro alunos e um professor. No final, foram anunciadas as três primeiras colocadas dos níveis 1 e 2, além de categorias extras. As duas primeiras de cada nível representarão a Paraíba na capital baiana.
No nível 1 (estudantes do 1º ao 8º do Ensino Fundamental), o primeiro lugar ficou com a equipe Farlab, da EMEF Frei Afonso; em segundo lugar, a Robotics, da EMEF em Tempo Integral Chico Xavier; e em terceiro, a Rbot Team, da EMEF em Tempo Integral Prof. Paulo Freire. As três escolas são de João Pessoa.
No nível 2 (estudantes do 8º e 9º anos do Fundamental e Ensino Médio ou Técnico), os vencedores são de Catolé do Rocha: a equipe Ares, do campus do IFPB da cidade. Em segundo lugar, ficou a LabCriar Competition, da LabCriar Tecnologia Educacional, de João Pessoa; e em terceiro, a Campina Robotics, da Escola Adventista de Campina Grande.
“A experiência de estudar robótica é incrível”, diz Tomás Soares, integrante da equipe Ares, comemorando a volta por cima da equipe. “Começamos a rodada da regional em 10º lugar e terminamos campeões estaduais”. A equipe é formada também por Fernando Otto, Raísla Fernandes e Alan Maicon.
Para ele, o trabalho em conjunto é fundamental num torneio como esse. “Todo mundo se ajuda. Se não for assim, o negócio não anda para canto nenhum”. E os integrantes da equipe já pensam em seguir carreira na área da tecnologia. “O objetivo é esse. Isso aqui é uma motivação muito grande porque a gente vê que está dando resultado”, conta.
“O evento é importante porque traz para a juventude a oportunidade de aprender sobre algo bastante contemporâneo e de estabelecer interlocução com cientistas, pesquisadores de renome”, afirma o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire, que participou da cerimônia de premiação. “Faz parte de um processo de formação da juventude para o mundo contemporâneo. E o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, pretende construir um programa para treinar equipes das várias olimpíadas de conhecimento – não apenas em Robótica - para disputar em condições de sucesso as etapas nacionais e internacionais”.