Notícias
MEIO AMBIENTE
Entidades paraibanas debatem mudanças climáticas em painel nesta quarta e quinta
Marca do evento que reúne diversas entidades da Paraíba
Renato Félix
O primeiro Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas será realizado nesta quarta, 20, e quinta, 21, reunindo diversas entidades para tratar de como a Paraíba está enfrentando os desafios em torno da alteração do clima, que vem atingindo o planeta. O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado (SEC&T) e acontecerá pela manhã e pela tarde no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado, em Jaguaribe, João Pessoa.
Algumas das entidades que participam do evento são a Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, a Sudema, a Assembleia Legislativa, a Prefeitura de João Pessoa, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Cagepa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Empaer, a Famup, a Embrapa, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e a universidades UFPB, UFCG, UEPB e IFPB.
O painel começa às 8h30, com uma apresentação cultural e depois as entidades vão apresentando suas palestras sobre o tema, trocando informações entre si. Na quinta à tarde, uma mesa redonda vai formar o Comitê Gestor Estadual sobre Mudanças Climáticas e apresentar o Simpósio Nordestino sobre Mudanças Climáticas, a ser realizado em novembro. Do lado de fora do auditório, painéis informativos e produtos paraibanos estarão expostos.
O Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas é uma decorrência da série de lives promovida pela SEC&T que debateu o tema com especialistas brasileiros no tema. Essas lives continuam disponíveis no canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia no YouTube, podendo ser assistidas a qualquer momento.
Para assistir ao ciclo de lives:
1 – Paulo Artaxo
Professor do Instituto de Física da USP e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU)
2 – Patrícia Pinho
Doutora em ecologia humana pela Universidade da Califórnia e diretora científica adjunta do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)
consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Professor do IFRN e doutor em ciências climáticas
6 – Ricardo Galvão
Professor do Instituto de Física da USP e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais