Notícias
Saúde da Paraíba alcança 1º lugar do Nordeste no Ranking CLP e é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025
A Paraíba foi destaque nacional ao conquistar, nesta quarta-feira (27), em Brasília (DF), posição de relevância no cenário da gestão pública. O estado ficou em 1º lugar do Nordeste e 11º do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e esteve entre os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade, com o projeto REAP QUALI/PB – Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial do SUS, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Planejamento e Gestão (Geplag) e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).
Nesta edição, o prêmio recebeu 334 iniciativas inscritas em todo o país. Do total, doze chegaram à semifinal e apenas seis avançaram para a fase final - Rio Grande do Sul, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Roraima e Espírito Santo. Entre elas, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso do Sul foram reconhecidos como vencedores das boas práticas, enquanto Sergipe recebeu destaque pelo crescimento registrado no ranking. Ao lado desses estados, a Paraíba consolidou sua posição entre as experiências mais relevantes da edição, resultado que reflete os avanços obtidos com políticas de regionalização, descentralização e fortalecimento da saúde pública.
O REAP QUALI/PB tem como foco a qualificação de gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Estruturado em oito eixos estratégicos - que abrangem desde a atenção primária, regulação, regionalização e saúde digital até vigilância e assistência farmacêutica -, o programa já capacitou mais de 6,8 mil profissionais em todas as macrorregiões do estado.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a descentralização dos serviços e a organização regional das redes vêm tornando a assistência mais eficiente e próxima da realidade de cada território. Ele também destacou a relevância de ver o REAP QUALI reconhecido entre as finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade, que recebeu mais de 330 inscrições de todo o país.
“Conquistamos um reconhecimento inédito para a saúde pública da Paraíba, resultado direto da estratégia do governador João Azevêdo de priorizar investimentos estruturantes na área. Foi a partir dessa decisão política e administrativa que a Secretaria de Estado da Saúde pôde criar programas especiais, entre eles o REAP QUALI, desenvolvido em parceria com os 223 municípios. Esse projeto, agora premiado em Brasília como uma Política Pública de Excelência Competitiva, consolida a Paraíba entre os estados que mais se destacam nacionalmente na evolução do SUS, unindo gestão eficiente, regionalização e cuidado humano”, afirmou.
No Ranking de Competitividade, a Paraíba também apresentou evolução no pilar de Inovação, avançando cinco posições e alcançando a 5ª colocação nacional, sendo a 1ª do Nordeste. O resultado evidencia a capacidade de modernização da gestão estadual e a aposta em novas práticas para aprimorar as políticas públicas.
O Prêmio Excelência em Competitividade tem como objetivo valorizar políticas públicas que impactam diretamente os indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados, composto por 100 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos, entre eles Saúde, Educação, Segurança Pública, Inovação e Eficiência da Máquina Pública.
Em edições anteriores, a Paraíba também já esteve entre os finalistas, como no caso do Vacina Mais Paraíba, em 2023. Agora, com o REAP QUALI, o estado reafirma seu compromisso com a qualificação profissional, inovação e descentralização, assegurando serviços de saúde mais próximos e eficientes para toda a população.