Notícias
SES realiza curso para aprimorar coleta de dados da Vigilância Epidemiológica Hospitalar e da Vigilância Epidemiológica das UPAs
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e da Gerência Operacional de Análise, realiza a segunda turma do Curso Básico em Análise de Dados em Saúde, destinado aos coordenadores e técnicos dos Núcleos da Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), e da Vigilância Epidemiológica das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa e Cabedelo. O curso acontece, nesta terça (16) e quarta-feira (17), na Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, localizada em João Pessoa.
O curso vai ajudar os técnicos a conhecer e descrever melhor o perfil de morbimortalidade da população assistida, contribuindo com planejamento e a tomada de decisões dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), com ações rápidas de controle e prevenção.
De acordo com a chefe dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da SES, Júlia Freitas, o curso é uma ótima oportunidade para fortalecer o trabalho dos núcleos de vigilância epidemiológica e contribuir para a saúde pública.
“Estamos realizando um curso básico em análise de dados para os técnicos da vigilância epidemiológica hospitalar e das UPAs. O objetivo é aprimorar nossa capacidade de analisar os sistemas de informações e elaborar relatórios e boletins epidemiológicos mais eficazes. Sabemos como é fundamental o trabalho dos Núcleos de Vigilância para detectar, notificar e investigar doenças e eventos de saúde pública e identificando surtos e potenciais emergência em saúde pública”, destacou.
Através dos sistemas de informação os coordenadores ou técnicos dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, que fazem parte da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH), identificam quais são os agravos com potencial de se tornarem uma emergência de saúde pública, pois eles fazem busca ativa diária em cima dos atendimentos realizados. Dessa forma, o curso vai capacitar esses profissionais de saúde na identificação das possíveis causas de emergência, bem como as que fazem parte da lista de notificação compulsória.
Com o curso, os participantes vão poder melhorar os relatórios baseados nos dados que eles mesmos produzem, bem como vão se capacitar para um aprimoramento das análises na construção do perfil de mortalidade, nos relatórios e nos boletins epidemiológicos.