Notícias
SES realiza ações para promover à saúde mental do trabalho
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa e do Núcleo de Gestão do Trabalho e da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial, realizou mais uma ação de saúde e serviços de práticas integrativas complementares em saúde (PICS), por meio do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, com a realização de atendimentos de terapia psicológica dentro da campanha “Setembro Amarelo - Se precisar, peça ajuda!”. A ação aconteceu na sede da SES, nesta sexta-feira (13), das 8h30 às 17h, e foi voltada aos servidores que trabalham na secretaria.
O objetivo da ação do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, dentro do Setembro Amarelo, foi promover a saúde mental dos trabalhadores, ofertando escuta qualificada por meio de terapia com psicólogos presenciais, visando à importância do equilíbrio mental e emocional do trabalhador da Saúde. Houve também a realização de PICS, em parceria com a UFPB, com a oferta de massagem terapêutica, ventosaterapia, reiki, escalda-pés, imposição das mãos, reflexologia podal, auriculoterapia, para um momento de relaxamento e bem-estar dentro do ambiente de trabalho. O projeto adota uma abordagem multidisciplinar, integrando psicologia com outras áreas como serviço social, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional.
De acordo a coordenadora do Projeto “Meu Trabalho Me faz Bem”, Elaine de Farias, o projeto faz estímulo sempre à qualidade de vida dos servidores e, neste mês, o projeto está mais focado, especialmente, na psicologia fazendo o acompanhamento da saúde mental dos funcionários com a equipe da terapia ocupacional realizando estímulo da parte cognitiva, serviços de fisioterapia para os alívios das tensões e também o atendimento nutricional dos servidores.
“Nosso objetivo é também promover o bem-estar no ambiente de trabalho, que é esse momento mais de relaxamento e acolhimento dos servidores, tanto através das terapias integrativas, quanto para reforçar que temos a agenda aberta para o atendimento e acompanhamento psicológico aqui na SES. O projeto conta com uma equipe interdisciplinar que trabalha junto para abordar diversas questões que impactam a saúde mental dos trabalhadores e essas iniciativas já ajudaram muitas pessoas a cuidarem melhor de sua saúde mental”, explicou.
A finalidade da ação é também alertar os servidores da secretaria para a importância da prevenção das doenças silenciosas e ocupacionais diretamente relacionadas à saúde mental do trabalho e de vários outros tipos de transtornos mentais associados ao trabalho, como a depressão, a síndrome do pânico, síndrome de Burnout e a ansiedade.
De acordo com a gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Mendes, a SES já oferece aos servidores que têm alguma necessidade de atendimento de saúde mental suporte psicológico com dez psicólogos on-line, durante todo ano.
“Já é uma preocupação que a secretaria tem no bem-estar da saúde mental dos trabalhadores. Então, complementando esse mês, fizemos esta ação de saúde mental com os trabalhadores da SES, no qual alguns profissionais que atuam no Projeto “Meu Trabalho Me faz Bem” vieram fazer as práticas integrativas complementares. Os psicólogos que já trabalham de forma on-line na SES, vieram à secretaria para fazer uma escuta qualificada de entendimento de quais são as necessidades emocionais desses trabalhadores para identificar quem teria a necessidade de fazer um acompanhamento psicológico e terapeuta. Então, o dia todo foi de escuta qualificada e de realização de práticas integrativas com esses servidores”, informou.
Para buscar ajuda psicológica on-line, os servidores públicos estaduais podem entrar em contato através de um número de WhatsApp disponível em seus contracheques ou pelo setor da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial da SES. Ainda de acordo com a gerente, o ambulatório do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira (CPJM) é aberto ao público e dispõe de psicólogo para o atendimento, bem como o setor de práticas integrativas do Complexo atende, no final da tarde, não só servidores públicos, mas também toda população em geral.
Segundo a psicóloga do Projeto "Meu Trabalho Me Faz Bem", Yara Azevedo, o projeto oferece atendimentos presencias e individualizados para servidores na sede da Secretaria de Saúde. “Qualquer servidor pode agendar uma sessão com a psicologia, no qual é realizada uma escuta qualificada para determinar se o atendimento será continuado, se será preciso uma consulta psiquiatra ou se apenas um aconselhamento é necessário. Então, temos esse olhar que percebe se há ou não a necessidade de fazermos um encaminhamento para o CPJM para casos que envolvam medicação controlada. O trabalho da psicologia é um trabalho multidisciplinar, trabalhamos com todos os profissionais do projeto integrados com a causa de cada servidor”, falou.
Em 2023, o Projeto realizou 417 atendimentos psicológicos, e em 2024 já há 350 atendimentos até agora, indicando uma crescente aceitação da busca por ajuda psicológica. Para acessar o serviço, o servidor deve procurar a gerência administrativa da SES.