SES promove capacitação sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho

publicado: 05/09/2024 10h31, última modificação: 05/09/2024 10h31
Capacitação_Vigilância do Câncer_Trabalho.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest-PB), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), promove, nos dias 18 e 19 de setembro, a oficina “Capacitação de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho” na Paraíba. O objetivo é identificar, prevenir e minimizar os riscos de câncer relacionados ao trabalho, notificando casos para mapear e tomar medidas preventivas no estado. O curso é voltado para profissionais da saúde, vigilâncias epidemiológicas e técnicos de diversos setores do estado.

De acordo com a diretora-geral do Cerest-PB, Celeida Maria Barros, essa capacitação foi um projeto que iniciou em 2019, em parceria com o INCA e o Ministério Público do Trabalho (MPT). “De 2007 a 2022, nós só tivemos notificado, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), apenas sete casos de adoecimentos de câncer relacionados ao trabalho. Muitos desses cânceres têm correlação com o processo de trabalho, tanto no ambiente como os produtos químicos que são usados pelos trabalhadores. A segunda causa de morte é o câncer, entre homens, e a terceira é em relação a mulheres. Então, a gente sabe que o adoecimento pelo o câncer é um problema relevante em termos de saúde pública”, explicou.

Dada a relevância dos riscos do câncer relacionados ao trabalho, bem como o impacto positivo que esta formação pode ter na saúde pública e na segurança dos trabalhadores, a SES promove essa capacitação voltada para os profissionais da rede hospitalar, especializada em saúde, centros de referência em saúde do trabalhador, vigilância em saúde (epidemiológica, sanitária e ambiental), regulação em saúde, gestores e demais profissionais da área com foco na vigilância do câncer relacionado ao trabalho.

Segundo o Cerest-PB, o principal objetivo dessa capacitação é conceituar epidemiologicamente o que é câncer relacionado ao trabalho. “Precisamos ver as prevenções e as vigilâncias, identificar quais agentes químicos, físicos e biológicos apresentados nos ambientes onde se vive e trabalha que são capazes de estarem relacionados ao surgimento do câncer. Além disso, é importante identificar as atividades econômicas e ocupacionais mais frequentes em cada território e nas diversas regiões para identificar quais os tipos de câncer de maior ocorrência para fins de priorização do processo de notificação e a gente notifica exatamente para mapear, para ver onde está e tomar medidas cabíveis para que outras pessoas não adoeçam de uma doença tão grave e na grande maioria das vezes sem ter uma cura”, destacou.

Além do INCA, vão participar do evento representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da SES-PB, do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB). A capacitação vai acontecer nos dias 18 de setembro, das 8h30 às 17h, e 19 de setembro, das 8h30 às 13h, no auditório do Fórum Maximiano de Figueiredo do Tribunal Regional do Trabalho - 13ª. Região, localizado na Rua Aviador Mário Vieira de Melo, 1440- João Agripino, em João Pessoa-PB.