Notícias

Saúde realiza oficina de capacitação e integração para farmacêuticos e almoxarifes

publicado: 06/02/2025 10h59, última modificação: 06/02/2025 10h59
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
IMG_2620.JPG
IMG_2619.JPG
IMG_2618.JPG
IMG_2623.JPG

Coordenadores dos setores de Farmácia e Almoxarifado das unidades que integram a rede estadual de saúde participaram, na última terça-feira (4), de uma oficina de capacitação e integração para fortalecer a gestão de logística e distribuição de medicamentos, insumos e materiais hospitalares na Paraíba. A agenda fez parte da programação do evento “Saúde 2025: Transformando Desafios em Resultados”, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Garden Hotel, em Campina Grande, para apresentar ações e prioridades da rede para este ano.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações com relação ao uso do Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos (SIGBP), uma plataforma utilizada pelas unidades para solicitação e gerenciamento de produtos, medicamentos e insumos hospitalares. De acordo com a gerente de Distribuição e Logística da SES, Samara Rachel, a oficina tem como objetivo promover a troca de experiências entre os profissionais, de forma intuitiva, e aperfeiçoar o uso da ferramenta digital, otimizando a distribuição de medicamentos e a integração entre as equipes de saúde.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba em promover a qualificação contínua dos seus profissionais, visando sempre a melhoria dos nossos serviços e do atendimento à população”, frisou Samara, ressaltando que essa interação também ajuda a compreender como os farmacêuticos e almoxarifes estão lidando com a logística de distribuição em suas respectivas unidades de trabalho.

Um dos participantes foi o coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do Hospital Distrital de Belém (HDB), Emanuel Fontes. Ele destacou a importância da capacitação para aprimorar a gestão interna. “Foi uma oficina muito produtiva. Tivemos um treinamento aprofundado para operar o sistema de controle interno do nosso hospital, nos permitindo trabalhar de forma ainda mais integrada, transparente e eficiente”, disse.

A Gerência de Distribuição e Logística desempenha um papel fundamental para garantir o abastecimento regular das unidades administrativas de competência da Secretaria de Estado da Saúde, realizando a gestão da regionalização de distribuição e logística, de forma articulada com as três Macrorregiões de Saúde, com o objetivo de racionalizar e otimizar a distribuição, armazenagem, movimentação, reaproveitamento, bem como, formas de desfazimento de materiais, sempre que for necessário.