Notícias

Saúde realiza II Simpósio Paraibano de Doenças Desmielinizantes com o foco nos avanços do diagnóstico e tratamento da Esclerose Múltipla

publicado: 11/11/2024 10h34, última modificação: 11/11/2024 10h34
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Simposio Esclerose Multipla (4).jpeg
Simposio Esclerose Multipla (2).jpeg
Simposio Esclerose Multipla (3).jpeg
Simposio Esclerose Multipla (1).jpeg
Simposio Esclerose Multipla (5).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, neste sábado (9), por meio do Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (CREM-PB), o II Simpósio Paraibano de Doenças Desmielinizantes. O evento foi realizado no auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa, e teve como objetivo atualizar os profissionais de saúde e estudantes de medicina sobre os avanços no diagnóstico e tratamento das doenças que atingem a Mielina (revestimento dos neurônios) causando danos e formação de lesões, que impedem que os impulsos nervosos continuem funcionando normalmente, gerando disfunções temporárias ou permanentes.

De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, o encontro oportuniza trocas de experiências, debates e o repasse de informações que são importantes para que seja aperfeiçoada a rede de atenção voltada às pessoas portadoras das doenças desmielinizantes. “Hoje estamos realizando este evento que marca o fechamento do trabalho executado com excelência pelo CREM-PB, que durante todo o ano prestou acompanhamento especializado e multiprofissional às pessoas acometidas por essas doenças, em especial a esclerose múltipla. Aqui serão discutidos temas como o manejo clínico, a fisiopatologia e os novos critérios diagnósticos, para que os profissionais que atuam diretamente com esses pacientes possam realizar um atendimento mais preciso e eficaz”, pontuou.

A neurologista e coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla (CREM-PB), Bianca Oliveira, explicou que as Doenças Desmielinizantes são patologias autoimunes que afetam o sistema nervoso central, e a Esclerose Múltipla é uma das mais conhecidas.

“Atualmente no estado, temos 540 pessoas acometidas pela esclerose, e 65% destes pacientes residem em João Pessoa. Por isso, este momento é tão importante. Aqui estamos reunindo profissionais, neurologistas e especialistas reconhecidos no Nordeste e premiados nacionalmente. Tudo isso para aprimorar ainda mais os serviços prestados pelo Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba, que já possui um grande diferencial em relação a outros centros de referência do Brasil, nós contamos com o funcionamento do núcleo da Assistência Farmacêutica (CEDMEX) dentro do CREM-PB, o que diminui o deslocamento dos pacientes e facilita o acesso aos medicamentos necessários para o tratamento”, frisou a coordenadora. 

Além do atendimento dos pacientes já inseridos na rede estadual, o CREM-PB também realiza busca ativa de usuários que, por algum motivo, ainda não tiveram o seu diagnóstico fechado da esclerose múltipla. Por meio da Caravana da Esclerose Múltipla que acontece no mês de Agosto, o serviço de referência percorre as regiões de saúde a fim de identificar e cadastrar essas pessoas para que possam ser direcionadas ao serviço de referência para receber o tratamento adequado.