Notícias
Saúde promove reunião com gestores sobre “Inteligência Artificial aplicada à Saúde”
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), promoveu, na manhã desta sexta-feira (15), uma reunião com gerentes executivos, operacionais, coordenadores de setores e gestores de unidades para tratar sobre “Inteligência Artificial aplicada à Saúde”. Durante o encontro, foi lançada oficialmente a “Gê”, agente inteligente que auxiliará os servidores a tirarem dúvidas sobre o Sistema de Gestão AGHUse.
A secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, destacou a importância do uso da inteligência artificial na área da saúde. “Reunimos hoje o time da SES com o intuito de conhecer um pouco mais sobre a inteligência artificial, entender a organização prevista no Plano Nacional sobre o tema e discutir como podemos aplicá-la para melhorar a eficiência da saúde. Isso inclui qualificar a organização de documentos, emitir relatórios inteligentes e apoiar as equipes, tanto na coordenação de políticas quanto na ponta, no atendimento ao usuário. Caso o usuário tenha dúvidas, queremos que ele possa acionar a tecnologia de IA e obter respostas de forma prática e rápida”, afirmou.
O gerente de Tecnologia da Informação da SES, Kleyber Dantas, ressaltou que o órgão conta com o Centro de Inteligência Estratégica em Saúde Estadual da Paraíba (Cieges-PB), criado para gerir dados e informações, além de criar um ambiente para introduzir a inteligência artificial nos processos de gestão, assistência e suporte aos usuários da SES.
“Essa foi a primeira reunião oficial do Centro de Inteligência, que buscou apresentar uma visão ampla da IA aos nossos gestores, contextualizando o cenário atual do Brasil. Apresentamos o Plano de Inteligência Artificial do país, com execução prevista para 2024 a 2028, e realizamos as primeiras pactuações para uso da ferramenta nas gerências, visando à produção de material estratégico e à facilitação do trabalho das equipes. Saímos do encontro com um cronograma de planejamento e construção de um fluxo de regulamentos e processos internos, para que possamos utilizar as ferramentas de IA com mais eficiência e precisão”, destacou.
Kleyber também explicou como funcionará a assistente virtual Gê, lançada durante a reunião. “A partir de segunda-feira (18), a Gê estará disponível no endereço portal.aghuse.ses.pb.gov.br, para que os colaboradores da SES que utilizam o sistema AGHUse possam interagir com ela, tirando dúvidas e obtendo informações.”
Cieges-PB - Lançado em julho de 2024, o Centro de Inteligência Estratégica em Saúde Estadual da Paraíba (Cieges-PB) tem como objetivo apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, produzindo conhecimento a partir de dados. A iniciativa facilita o acesso a um conjunto de informações que subsidiam a tomada de decisão, o planejamento estratégico e a consulta de dados relevantes para a gestão da saúde pública.