Saúde lança versão digital do Plano Estadual de Saúde - 2024 a 2027 - com oficina de fortalecimento da função gestora da Secretaria

publicado: 26/08/2024 10h46, última modificação: 26/08/2024 10h46
FortaleceSES (1).jpeg
FortaleceSES (3).jpeg
FortaleceSES (4).jpeg
FortaleceSES (2).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou, nesta sexta-feira (23), a versão digital do Plano Estadual de Saúde (2024 a 2027), ao mesmo tempo, que está promovendo, por meio da Gerência de Planejamento e Gestão, a primeira oficina com os gestores da SES, sobre o projeto de fortalecimento da função gestora da Secretaria - FortaleceSES, uma parceria entre o Ministério da Saúde com o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). O evento acontece das 08h30 às 16h30, no auditório da Espep, em Mangabeira, na capital.

O lançamento do Plano Estadual de Saúde eletrônico foi realizado pelo secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, que falou da importância do planejamento em prol de melhores serviços para a população. “O Plano vai guiar o planejamento estratégico da nossa Secretaria, do SUS paraibano, nos próximos anos. É um documento que já está disponível na versão digital no nosso site e, a partir de novembro, vai estar na versão física, disponibilizada a todos os municípios, gestores de Saúde e Ministério da Saúde. Vai garantir o planejamento de ações; a locação de recursos e a forma de estruturar e levar serviços de saúde especializados para a população da capital e do interior da Paraíba”, declarou.

Durante a abertura da oficina do FortaleceSES, o secretário lembrou dos avanços na Rede Hospitalar do Estado, nos últimos cinco anos, com a abertura de novos centros cirúrgicos, leitos de UTI; ampliação das unidades e dos serviços em todo estado, a exemplo da Hemodinâmica, em Patos, zerando a fila de pacientes enfartados. “Vem aí o novo Hospital da Mulher, o Hospital de Trauma do Sertão, a reconstrução do Arlinda Marques e muito mais serviços e obras. Se em cinco anos, essa rede já está tão robusta assim, daqui para frente vai ficar muito mais e melhor. ”, disse.

Segundo o Gerente de Planejamento e Gestão, da SES, Marcelo Mandu, a oficina FortaleceSES tem como principal objetivo o fortalecimento da função gestora das Secretarias Estaduais de Saúde. “O Projeto faz uma articulação entre o corpo técnico da SES para um planejamento estratégico onde tem como produto o seu Plano Estadual de Saúde, além de trabalhar as necessidades dos usuários do SUS. Portanto, o foco central sempre é ofertar um serviço de qualidade e garantir maior acesso para os usuários do SUS”, enfatizou.

O facilitador do FortaleceSES - triênio 2024/2026, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Gabriel Baptista, disse que o projeto fortalece aquilo que as Secretarias Estaduais pensaram como o seu Plano Estadual de Saúde, ampliando todas as discussões para os níveis regionais. “Como que, regionalmente, em cada território, a gente consegue pensar os desafios que aqueles municípios têm para acessar determinados serviços ou uma questão específica de saúde, a exemplo de materno-infantil ou de nefrologia, oncologia, cuidados cardíacos, hipertensão, enfim, como melhorar essas questões que são todas importantes para a vida das pessoas e permitem uma qualidade de vida melhor”, afirmou.

O FortaleceSES faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma aliança entre os hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz; BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hcor; Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.