Saúde do Estado e pacientes recebem homenagens no 5º Aniversário do Departamento de Operações Aéreas

publicado: 02/08/2024 10h40, última modificação: 02/08/2024 10h40
GRAME_Homenagem_SES (4).jpeg
GRAME_Homenagem_SES (5).jpeg
GRAME_Homenagem_SES (3).jpeg
GRAME_Homenagem_SES (2).jpeg
GRAME_Homenagem_SES (1).jpeg

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Central de Transplantes da Paraíba e do Grupo de Resgate Aeromédico (Grame) estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia primeiro, para a solenidade de celebração dos cinco anos do Departamento de Operações Aéreas (DOA). O evento, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), ocorreu no hangar do Governo do Estado, em Bayeux, e contou ainda com a participação de pacientes beneficiados pelo programa Coração Paraibano.

O DOA foi criado pela Portaria 105 de 30 de julho de 2019 e completa 5 anos, juntamente com o Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba criado pela Portaria conjunta entre a Secretaria da Segurança e da Defesa Social e Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba nº 01 de 21 de setembro de 2021. De lá para cá, o GRAME realizou transportes de vacinas na pandemia da Covid-19, repatriações e translado de pacientes para outros estados, além órgãos e tecidos para transplantes

Um dos pacientes beneficiados por essa iniciativa conjunta entre o CBMPB e a SES, foi o Sr. José Jonoilton, natural do município de Coremas, que há pouco mais de um ano sofreu um infarto, foi atendido pelo Programa Coração Paraibano e há três meses passou por um transplante de coração 100% SUS. De acordo com ele, as aeronaves do Governo do Estado e seus profissionais trouxeram esperança de uma vida nova.

“Foi um susto muito grande quando eu sofri o infarto e precisei vir para o Hospital Metropolitano para me tratar e a médica me disse que o caso era grave e que eu precisaria de um transplante, mas graças a Deus e aos anjos que estão nesses aviões, eu hoje estou aqui com qualidade de vida e em breve vou poder fazer as minhas coisas no meu sítio. Eu só tenho a agradecer a família doadora, aos profissionais do hospital e mais ainda ao transporte aéreo que tem uma equipe bacana que cuidou muito bem de mim e hoje eu estou aqui”, reforçou.

Para o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, o funcionamento fisiológico do corpo é muito mais complexo quando está a certa altura e os profissionais que atuam no Grame são extremamente capacitados para lidar com diversas ocorrências, com diversos perfis de pacientes, que vão desde os neonatais, a pacientes de idade mais avançada. Ele enfatiza que a iniciativa dá ainda mais capilaridade ao SUS na Paraíba.

“O sistema de saúde é universal e integral e quando se tem esse atendimento em todo o estado, com essa qualidade e essa capacidade de atendimento, podemos dizer que a universalidade e a integralidade estão lá. Hoje estar aqui nesse marco dos cinco anos de criação é um orgulho. A Paraíba hoje é referência para outros estados quando se trata de resgate aéreo. Hoje contamos com duas aeronaves de asa fixa que possibilitam os atendimentos rápidos e a possibilidade de uma assistência ainda melhor à população”, pontuou.

Essa referência para outros estados também foi ressaltada pelo comandante geral do CBMPB, o coronel Marcelo Augusto de Araújo Bezerra, que falou sobre os desafios dos últimos cinco anos. “Poucas pessoas imaginavam que estaríamos aqui hoje, mas dentro da sensibilidade dos gestores estaduais, esse sonho de criar o Grupo de Operações aéreas já existia. O início foi algo desafiador, tínhamos que viabilizar equipes piloto e toda a logística das operações. Durante a pandemia fomos muito elogiados pelo tempo recorde na distribuição de vacinas, fazendo com que chegasse até a última cidade da Paraíba em poucas horas ”, enfatizou.

Desde a criação do DOA já foram realizadas 380 operações aéreas. No ano de 2023, o Grame, juntamente com a rede hospitalar do Estado, viabilizou o primeiro transplante de coração 100% SUS do Estado. Até hoje foram 30 acionamentos para transporte de múltiplos órgãos e tecidos e 151 transportes aeromédicos.

Durante a solenidade receberam homenagens: o Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidade de Saúde, Patrick Almeida; soldado e médico coordenador do Grame, Elvio Lievert; a diretora executiva da Central de Regulação da Paraíba, Lidiane Nascimento; o médico Diretor-geral da Regulação do Estado, Lucas Lima; a diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Raphaela Dias; a Enfermeira da Central de Transplantes, Kallyne Souto; a assistente de gabinete da SES, Vanessa Oliveira e a gerente de aprimoramento da rede de atenção à saúde do Estado, Débora Gomes.