Programa Vacina Mais PB: Portal do Ministério da Saúde destaca avanço nas coberturas vacinais no público infantil da Paraíba

publicado: 05/09/2024 10h50, última modificação: 05/09/2024 10h50

A Paraíba foi destaque no Portal do Ministério da Saúde no último dia 27, ao ser reconhecida como o estado que superou as coberturas vacinais de crianças em 2024, em comparação ao ano anterior. Segundo a matéria sobre o Dia da Infância, “dos 16 tipos de imunizantes disponíveis no SUS para aplicação até o segundo ano de vida, 12 ultrapassaram as porcentagens de 2023 no estado”. Esse resultado é fruto do Programa Vacina Mais Paraíba, instituído pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) há dois anos, e implementado em parceria com os 223 municípios, através de diversas ações e estratégias de divulgação das vacinas, alcançando excelentes resultados nas coberturas vacinais e rendendo premiações ao estado.

De acordo com Márcia Fernandes, chefe do Núcleo de Imunizações da SES, o Programa Vacina Mais PB representa o esforço coletivo de uma equipe dedicada e comprometida com a imunização paraibana. “A efetividade do programa pode ser observada nos resultados obtidos, fruto de um monitoramento eficaz das coberturas vacinais, discussões estratégicas com os municípios e a execução de educação permanente nas ações de imunização. É importante destacar que todas as ações desenvolvidas ao longo dos dois anos do projeto tiveram como objetivo levar a vacina a toda a população e aumentar as coberturas vacinais, resultado do empenho dos municípios, gestores e profissionais envolvidos”, destacou.

Avanços na cobertura vacinal

Com base na avaliação das coberturas vacinais no estado, no período de janeiro a julho de 2024, em crianças menores de dois anos, foram alcançadas as metas de cobertura para as vacinas BCG (102,44%) Hepatite B (103%) e Meningocócica C (95,38%).

Fazendo um comparativo da cobertura vacinal, no estado, no período de janeiro a julho de 2023 e 2024. Outras vacinas também apresentaram avanços:

Tríplice Viral (D1): 91,77% em 2024 e 87,50% em 2023
VIP: 87,48% em 2024 e 84,15% em 2023
Pentavalente: 86,93% em 2024 e 83,28% em 2023
Pneumo 10: 86,26% em 2024 e 84,25% em 2023
Hepatite A: 85,67% em 2024 e 80,45% em 2023
Rotavírus: 85,44% em 2024 e 81,16% em 2023
Febre Amarela: 80,52% em 2024 e 68,71% em 2023

Programa Vacina Mais Paraíba

Desde 2016, o Brasil apresentava baixas coberturas vacinais de imunizantes recomendados para crianças e adolescentes. Infelizmente, a Paraíba refletia essa realidade nacional. Em 2020, a situação se agravou com a pandemia da COVID-19, pois a população se afastou das Unidades de Saúde devido ao isolamento social, além do crescimento de um intenso movimento antivacina. Em 2022, na perspectiva de solucionar esta problemática, foi criado o Programa Vacina Mais Paraíba, com o objetivo de fortalecer as ações de imunização no Estado e alcançar coberturas vacinais adequadas.

Em apenas dois anos de implementação do programa realizaram-se diversas capacitações e qualificações para os profissionais envolvidos na vacinação, entre os participantes destacam-se: 6.901 Agentes Comunitários de Saúde, 2.322 profissionais atuantes em salas de vacina e Coordenadores Municipais de Imunização e da Atenção Primária à Saúde, 520 Coordenadores Municipais de Imunização e referências municipais em Sistemas de Informação.

Destacam-se ainda: Oficina de Construção dos Planos de Ações Municipais de Imunização com a participação de 358 Coordenadores municipais de Imunização e da Atenção Primária à Saúde; Capacitação em Sistema de Informação da Imunização para 312 profissionais, dentre eles, coordenadores municipais de imunização e representantes de sistemas de informação.

Além disso, foram criados 12 Grupos de Conexão Fortalecedora, com o objetivo de promover a troca de experiências bem-sucedidas e o fortalecimento de laços interinstitucionais. Houve também um incentivo financeiro na campanha de vacinação contra a influenza para os municípios que atingissem 90% de cobertura vacinal.

Além disso, foram realizados 19 “Dias D”, durante os quais foram aplicadas 1.347.381 doses de vacinas contra a Covid-19 e vacinas de rotina. A Paraíba sempre se destacou nas Campanhas Nacionais de Vacinação, resultado atribuído ao monitoramento diário realizado durante as campanhas. O estado alcançou: 1º lugar na Campanha de Poliomielite em 2022; 2º lugar na Campanha de Influenza em 2023 e 3º lugar nas Campanhas de Influenza e Poliomielite em 2024.

Premiação

O Programa Vacina Mais Paraíba foi um dos seis finalistas na categoria de boas práticas do Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública, que reconhece estados que desenvolvem políticas de alto impacto. Além disso, na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, o programa conquistou o 2º lugar na modalidade Oral.