Notícias

Paraíba Pet: Governo do Estado promove avanços na causa animal em Campina Grande

publicado: 22/07/2024 16h19, última modificação: 22/07/2024 16h19
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.13.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.13.18 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.13.18 (1).jpeg

O Programa do Governo do Estado Paraíba PET, viabilizado pela Gerência Operacional da Causa Animal, tem conseguido conquistas importantes na causa animal em Campina Grande, em apenas três meses de atuação na cidade. Com quase 500 animais já castrados pelo programa, mais de 310 foram só na Rainha da Borborema, que também foi contemplada com parcerias firmadas com escolas e outras instituições para a promoção de campanhas educativas sobre a importância da garantia do bem-estar dos animais.

As ações do programa em Campina começaram já na inauguração da Gerência Regional no último mês de abril, no bairro de Bodocongó, com o lançamento do Castramóvel, serviço itinerante que castra cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica além de ONG’S e projetos da causa animal.

Na ocasião, vários representantes dessas instituições, de setores da sociedade civil estiveram presentes para prestigiar aquele momento histórico como definiu o Governador da Paraíba, João Azevedo. “É uma alegria ver a concretização dessa política da causa animal e para um homem público não existe felicidade maior que honrar compromissos assumidos. Essa é uma realização pessoal muito grande.”

Ainda em abril, o castramóvel do programa Paraíba PET esteve na sede da gerência realizando seus primeiros atendimentos. Na época, a tutora Jussara Silva destacou a importância dessa ação. “Com certeza, através desse programa vai ajudar a diminuir a população de animais e evitar a procriação sem controle”.

Paralelo ao serviço, a equipe da Gerência lançou a campanha “Abril Laranja” que visa combater maus tratos aos animais e criar uma cultura de respeito a esses seres na sociedade. Por isso, foram firmadas parcerias com faculdades e escolas para a realização de palestras educativas voltadas para crianças e jovens.

As instituições Uninassau, Unifacisa, Rebouças, abraçaram a causa além da Unifip, cuja coordenadora, Daneely Henriques, enfatizou que a parceria geraria muitos frutos para essa e para as gerações futuras. “É muito importante que os alunos participem dessas ações extensionistas difundindo informações sobre zoonoses e cuidados para com os animais”.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Ricardo Mendes, foi um dos palestrantes na Escola Estadual Monsenhor Sales no distrito de Galante e afirmou que se sentiu realizado ao participar da ação. “Nada melhor do que uma escola para falar sobre maus tratos aos animais já que os jovens e adolescentes estão construindo seus valores e princípios. Parabéns a todos os envolvidos.”

Além da escola, as palestras aconteceram nas ECI Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, CAIC José Joffily, Escola Carmela Veloso e Colégio Imaculada Conceição cuja coordenadora de eventos especiais, Renata Oliveira, elogiou essa parceria: “O Abril Laranja nos lembra que precisamos olhar para além dos animais que temos em casa e ajudar todo ser vivo que precisa de resgate.”

Além de conscientizar, é preciso punir e combater maus tratos e foi com este objetivo que a Gerência Operacional da Causa Animal de Campina Grande participou das duas edições da Operação Quatro Patas, coordenada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Comando e Controle, Delegacia de Crimes Ambientais, Instituto de Polícia Científica contando também com a participação do Centro de Controle de Zoonoses.

O objetivo da ação foi fiscalizar e combater situações de maus tratos aos animais que vão muito além de agressões físicas como explicou a gerente da causa animal Waléria Assunção. “Os órgãos deram as mãos e nesta ação inédita e integrada, verificamos a prática de vários crimes cometidos contra animais, fazendo valer o cumprimento da legislação e atuando para inibir estas práticas”.

Nas duas edições, três pessoas foram presas em flagrante e 17 animais foram resgatados. A legislação que trata desse tipo de crime inafiançável está mais dura como destacou Waléria. “Todos precisam estar engajados nesta causa. Quando combatemos maus tratos contra um animal, estamos dizendo não a todo tipo de violência e quem comete este tipo de crime precisa perceber que a sociedade está alerta e que a lei está sendo cumprida’’.

E foi justamente para conscientizar policiais e bombeiros militares que uma palestra foi promovida pelo advogado animalista Francisco Garcia no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A comandante do CICC, tenente coronel Jousilene Sales, destacou a importância dessa ação: “O nosso propósito é ajudar a população e atender corretamente as ocorrências que chegam através do 190 e 193 de maneira que estejamos alinhados com a legislação de bem-estar animal”.

Francisco enfatizou que essa palestra é inédita na causa animal da Paraíba. “Foi um momento muito especial para mostrar aos policiais e bombeiros que casos se enquadram como crimes de maus tratos evidenciando que temos uma legislação rígida contra esse tipo de prática criminosa.”

Como culminância do projeto Abril Laranja, a gerência regional de Campina Grande organizou em parceria com faculdades privadas, ongs e artesãos, um evento de adoção com feira solidária. Na ocasião, foram colocados para adoção responsável cães e gatos resgatados das ruas. Vitória Melissa, voluntária da ONG Animais de Rua CG, trouxe pets para serem adotados e elogiou a ação: “estamos aqui não apenas para conseguir uma adoção, mas uma adoção saudável e que faça a diferença na vida do animal e conseguimos adotar vários gatos aqui hoje”.

No mês de maio, o castramóvel do programa Paraíba Pet percorreu as cidades que sediaram as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) atendendo cerca de 40 animais já que a gerência regional de Campina atende outros 71 municípios. Municípios como Cuité, Monteiro, Itaporanga e Princesa Isabel foram contemplados com o serviço.

Em Campina Grande, o Castramóvel já visitou as comunidades do Complexo Habitacional Aluizio Campos, Três Irmãs, o Distrito de São José da Mata, Malvinas além do São Januário, oferecendo serviços veterinários para animais cujos tutores residem longe do centro da cidade como é o caso da tutora Isa Costa. “Muito bom esse programa pois temos dificuldade para se deslocar para outros bairros e conseguir essa castração. Então, muito importante esse serviço que é gratuito”. Mais informações ou dúvidas, os interessados(as) podem falar pelo WhatsApp: (83) 9 9348-5015.