LACEN-PB destaca avanços em infraestrutura e tecnologias em encontro nacional de diretores dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública

publicado: 05/09/2024 09h11, última modificação: 05/09/2024 09h11
WhatsApp Image 2024-09-05 at 09.08.06.jpeg

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB) teve uma participação de destaque no encontro anual de diretores dos 27 LACENs do Brasil, realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2024 em Vitória, Espírito Santo. O evento, que serve como um importante espaço de cooperação técnica e administrativa entre os laboratórios centrais, focou este ano na vigilância genômica, um componente crucial para a modernização das análises laboratoriais e o enfrentamento de doenças emergentes e reemergentes no país.

Representando a Paraíba, o diretor do LACEN-PB, Bergson Vasconcelos, apresentou os significativos avanços que o estado tem conquistado na área de vigilância laboratorial, impulsionados por investimentos substanciais em infraestrutura e tecnologia. "As doenças emergentes e reemergentes são fatores de preocupação para as autoridades de vigilância em saúde. A contribuição da Vigilância Laboratorial, utilizando ferramentas de altíssimo grau de especificidade e complexidade como o sequenciamento genômico, é fundamental para que possamos conhecer os ‘inimigos’ e atuar de forma ordenada à luz das evidências científicas, promovendo a saúde pública no Estado da Paraíba", destacou.

Nos últimos anos, o LACEN-PB passou por uma modernização expressiva, que incluiu a construção de um novo e moderno laboratório. Este investimento reforça a capacidade do estado de responder a emergências de saúde pública com maior eficiência. Equipado com tecnologias de ponta, o novo LACEN-PB posiciona a Paraíba na vanguarda das ações de vigilância laboratorial no Brasil. As novas ferramentas de análise genômica implantadas no laboratório permitem uma detecção mais rápida e precisa de patógenos, essencial para a prevenção e controle de surtos de doenças.

O diretor também ressaltou a importância da criação da REDE LACEN em 2021, um marco na saúde pública nacional, que possibilitou uma cooperação mais estreita entre os laboratórios centrais dos estados. "Atualmente, todos os laboratórios da REDE estão equipados com sequenciadores de última geração e contam com equipes técnicas altamente qualificadas para executar as metodologias propostas", frisou. Ele acrescentou que a Paraíba desempenhou um papel crucial na criação da Câmara Técnica de Laboratórios Centrais e Saúde Pública (CTLSP) no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) em 2022, o que resultou em avanços importantes, como a incorporação de novas metodologias e a resposta rápida e efetiva aos agentes de vigilância em saúde durante crises sanitárias.

Ainda, Bergson mencionou o legado da pandemia de COVID-19, que além de deixar lições valiosas, acelerou a necessidade de modernização e interconexão entre os laboratórios centrais. "A capacidade de organização, comunicação e resiliência foram fundamentais para a consolidação da Vigilância Laboratorial. Hoje, o LACEN-PB está focado na regionalização dos seus serviços, integrando o laboratório central com os serviços municipais, como demonstrado pela implantação da Unidade do LACEN Sertão em Patos", completou.

Os encontros anuais da REDE LACEN continuam a ser uma plataforma vital para a troca de conhecimento e para a consolidação de estratégias que garantem a qualidade e a eficiência dos serviços laboratoriais em todo o Brasil. A Paraíba, através do LACEN-PB, segue comprometida em contribuir para um sistema de saúde cada vez mais integrado e preparado para enfrentar os desafios do futuro, sempre com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde.