Notícias
Hospitais do estado realizam ações alusivas pelo Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão
Os Hospitais da Rede Estadual, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram, nesta segunda-feira (21), várias atividades em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. Foram realizadas ações nas UTIs, visitas aos principais setores de internamento das unidades, informando e orientando as formas de prevenção e cuidados com os pacientes que apresentam algum tipo de lesão. Ainda foram feitas palestras e exposição de fotos.
As ações foram realizadas nos Hospitais Regionais de Guarabira, Monteiro, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras; Hospital Geral de Mamanguape; Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; Complexo Pediátrico Arlinda Marques; Maternidades Frei Damião, na capital e Peregrino Filho, em Patos; o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande e Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos.
“Essas ações são muito importantes porque mobilizam os profissionais desses hospitais a trabalharem com a prevenção, o que resulta na melhoria da qualidade da assistência ao paciente”, disse o enfermeiro e assessor técnico da Gerência Executiva da Atenção Especializada, da SES, João Batista Rodrigues.
O que é Lesão por Pressão
Lesão por pressão é uma categoria de lesão que acontece na pele, em regiões de proeminências ósseas ou devido ao uso de algum dispositivo, em pessoas que tem algum grau de limitação de movimentação na cama, na cadeira ou outra superfície, e por ficarem muito tempo na mesma posição
com pressão aumentada ou elevada em determinada região onde acaba se desenvolvendo a lesão por pressão.
A lesão por pressão já foi chamada de escara, úlcera de decúbito e úlcera de pressão, depois, úlcera por pressão. O nome atual é lesão por pressão, pois nem todas têm a aparência de uma ferida (úlcera).