Ação integrada entre hospitais estaduais salva a vida de adolescente baleado no sertão da Paraíba

publicado: 12/08/2024 11h13, última modificação: 12/08/2024 11h13

Um caso surpreendente, ocorrido no último dia 26 de julho, envolveu um menino de 14 anos, vítima de disparo de arma de fogo que atingiu o coração, colocando sua vida em grave risco. Ele foi salvo graças à rápida e eficiente resposta da equipe do Hospital Regional de Pombal. O incidente ocorreu na Zona Rural de Pombal, no Sertão da Paraíba.

A criança precisou passar por uma cirurgia de emergência, realizada por um dos médicos de plantão do programa Opera Paraíba. A equipe, liderada pelo cirurgião oncológico Anderson Neves da Cruz, agiu prontamente para salvar a vida do garoto.

O médico relata que estava na unidade de saúde realizando cirurgias do programa Opera Paraíba, uma iniciativa do Governo do Estado que leva atendimento especializado a todas as regiões da Paraíba, quando foi informado da chegada de um caso gravíssimo ao hospital.

Segundo o cirurgião, o paciente chegou apresentando sinais de choque hipovolêmico, rebaixamento do nível de consciência e insuficiência respiratória.

"A enfermeira entrou no centro cirúrgico solicitando minha presença urgente na sala de pronto-socorro, e imediatamente atendemos ao chamado. Ao chegar lá, nos deparamos com uma criança ferida por arma de fogo, com o projétil atingindo a região do precórdio, localizada no centro do tórax, onde se encontra o coração", relatou Anderson Neves.

A partir desse momento, iniciou-se uma verdadeira força-tarefa para salvar a vida da criança.

De acordo com o médico, "imediatamente realizamos uma drenagem do tórax à esquerda, onde havia sinais de pneumotórax. Como o paciente não apresentou melhora, procedemos com uma punção pericárdica para avaliar a presença de hemopericárdio e tamponamento cardíaco, que poderia ser a causa provável de seu estado crítico".

Dada a gravidade do caso, a equipe decidiu levar a criança imediatamente ao centro cirúrgico para corrigir as lesões causadas pelo projétil.

O cirurgião destacou que "se a criança não tivesse sido prontamente atendida e estabilizada, ela não teria sobrevivido. Foi uma situação crítica e atípica, que exigiu muito esforço e dedicação para salvar o garoto". A presença de uma equipe especializada de plantão e a capacidade de realizar os procedimentos necessários foram determinantes para o desfecho positivo.

A integração eficiente dos serviços de emergência foi crucial para o sucesso da operação. Após a estabilização inicial, a criança foi transferida para o Hospital de Trauma de Campina Grande, um dos principais centros de referência do estado, onde permanece internada na UTI Pediátrica sob os cuidados da equipe médica.

A coordenação eficaz entre os serviços de saúde locais e o sistema estadual de regulação garantiu uma transferência segura e rápida. Todo o processo de transferência foi coordenado pelo médico plantonista da UTI do Hospital de Pombal.

Ao chegar à nova unidade de saúde, a criança foi recebida pela cardiologista Imara Queiroz, que realizou exames para avaliar o quadro. A médica destacou a competência e dedicação da equipe médica que não mediu esforços para salvar a vida do menino, ressaltando a importância do trabalho em equipe e a agilidade no atendimento.

"O menino levou um tiro que perfurou o coração e foi levado para o hospital de Pombal, onde um cirurgião do Opera Paraíba estava de plantão. Esse cirurgião salvou a vida do menino porque suturou o ventrículo esquerdo e abriu o tórax. Não é todo cirurgião que se dispõe a realizar esse tipo de procedimento, dada a complexidade envolvida", afirmou a cardiologista.

Imara também mencionou sua visita ao menino na UTI, onde se surpreendeu com sua recuperação. "Fui vê-lo e fiquei emocionada ao vê-lo tão bem, acordado, conversando, pedindo as frutas que gosta. Foi extremamente gratificante", destacou.

Para Imara, o sucesso do caso é emocionante para a família e gratificante para todos os profissionais de saúde envolvidos. "Casos como este nos dão forças para continuar na prática diária da medicina", concluiu a médica. A criança segue internada no Hospital de Trauma, mas fora de perigo.