Saúde sem fakenews

 

 

Mantenha-se informado para não cair nas fakes:

 

É fake - As vacinas não tiveram tempo de estudo para elaboração e a população está sendo feita de cobaia.

Fato - A oferta de vacinas é feita após estudos, testes e ensaios laboratoriais. Todas as vacinas contra a Covid-19 ofertadas no Brasil foram certificadas por órgãos de controle internacionais e aprovadas pela Anvisa.

 

É fake - As pessoas morreram ou ficaram doentes após tomarem a vacina contra a covid-19

Fato - Todas as vacinas são seguras e eficazes, protegendo a população contra as formas graves da doença. Não há evidências científicas de doenças atreladas à vacinação. O que existe é a comprovação de complicações e óbitos ligados à contaminação pelo vírus.

 

É Fake - Adolescente morre na Paraíba por complicações após tomar a dose da vacina contra a covid-19

Fato - Não há evidência de que a vacina pediátrica contra a covid-19 cause problemas no coração e outras complicações. Até o momento, não  há registro de mortes de adolescentes e/ou crianças

  

É fake - O surgimento de novas variantes provam a ineficácia das vacinas.

Fato - As variantes aparecem em decorrência da falta de vacinação de parte da população, pois o vírus consegue circular com maior facilidade entre elas, se adaptando, mudando algumas características e causando infecções. A vacina tem o papel de combater esse patógeno e consegue barrar sua proliferação no organismo imunizado.

 

É fake - A Pandemia de Covid-19 ainda está perto do fim.

Fato - Autoridades sem formação em saúde chegaram a afirmar que o surgimento da variante ômicron indica que a pandemia está se aproximando do fim. Mas o fato é que além da variante ômicron causar mortes e hospitalizações, ainda podem surgir novas variantes da covid-19, principalmente por conta dos não vacinados e do abandono das medidas de proteção não farmacológicas.A pandemia está longe de acabar. É importante manter a proteção com máscara, distanciamento e o esquema completo de vacinação com dose de reforço.