Notícias

Controladoria participa de Mesa Redonda na 3ª Semana Nacional de Arquivos

publicado: 07/06/2019 16h53, última modificação: 10/06/2019 17h05
WhatsApp Image 2019-06-10 at 14.05.36.jpeg

O secretário executivo da Controladoria Geral do Estado (CGE), Breno Wanderley, esteve participando, nesta semana, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), da Mesa-Redonda: “Arquivos Eleitorais: Transparência e Memória da Democracia na Paraíba”, atividade alusiva à 3ª Semana Nacional de Arquivos.

A Semana Nacional de Arquivos propõe discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade. 

Na oportunidade, Breno, que também é sociólogo, fez uma rápida exposição acerca do surgimento da arquivologia em várias fazes do desenvolvimento da humanidade desde o período  pré-histórico com as inscrições rupestres, passando pela Mesopotâmia, China e Roma antiga, trazendo para atualidade, abordando a importância dos arquivos como registro de memórias de determinada organização, instituição e sociedade.

A Mesa-Redonda foi coordenada pela juíza Ouvidora Eleitoral Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, e teve como debatedores o professor de Direito Eleitoral Renato César Carneiro, o secretário executivo da CGE, o historiador José Octávio de Arruda Melo e a integrante do Grupo de Estudos Arquivísticos, Rita São Paio.

A 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos ocorre de 3 a 8 de junho, a data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). A ação é uma iniciativa do Arquivo Nacional (AN), órgão integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), subordinada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. 

Na Paraíba, os eventos da Semana Nacional de Arquivos, são realizados pela Fundação Casa de José Américo e o Grupo de Estudos Arquivísticos (Gearq), e acontecem em data oportuna, dentro do período de implantação do Arquivo Público do Estado da Paraíba, criado pela Lei Estadual nº 11.263/2018.